Os islandeses colhem os benefícios da sua revolta
– Economia da ilha cresceu 2,9% no ano passado e expandir-se-á 2,4% este ano
por Omar R. Valdimarsson
Os islandeses, que em 2009 lançaram pedras ao Parlamento exigindo dos seus líderes e banqueiros uma resposta para o colapso económico e financeiro do país, agora colhem os benefícios de sua cólera. Desde o final de 2008, os bancos da ilha perdoaram empréstimos equivalentes a 13% PIB, o que facilita a carga da dívida de mais de um quarto da população, segundo um relatório publicado no passado mês de Fevereiro pela Associação de Serviços Financeiros da Islândia.
"Pode-se dizer com segurança que a Islândia tem o recorde mundial no alívio da dívida das famílias", disse Lars Christensen, economista-chefe de mercados emergentes do Danske Bank, em Copenhaga. "A Islândia seguiu o exemplo clássico do que se exige em uma crise. Qualquer economista [islandês] concorda com isso".
Os passos para a ressurreição da ilha desde 2008, quando seus bancos declararam insolvência, com uma dívida de 85 mil milhões de dólares, demonstram-se eficazes. O crescimento da economia islandesa este ano superará o da zona do euro e do mundo desenvolvido, segundo estimativas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Actualmente, custa aproximadamente o mesmo assegurar a não quebra da Islândia do que um possível problema de crédito na Bélgica. A maioria das pesquisas mostra agora que os islandeses não querem aderir à União Europeia, submersa em seu terceiro ano de crise da dívida.
O acordo entre o governo e os bancos, que estão ainda parcialmente controlados pelo Estado, ajudou os proprietários de imóveis da ilha, já que é perdoada a dívida que exceder 110% do valor da habitação. Além disso, em decorrência de uma decisão da Suprema Corte em Junho de 2010, os empréstimos que se encontram indexados em moedas estrangeiras são considerados ilegais, isto é, as famílias já não têm que cobrir as perdas cambiais.
As lições da crise
"A lição que devemos aprender com a crise na Islândia é que, se outros países consideram necessário realizar um desconto, deveriam olhar para o êxito que o acordo dos 110% obteve aqui", diz Thorolfur Matthiasson, professor de economia na Universidade de Reykjavik, capital da Islândia. "É o acordo mais amplo já levado a cabo", diz ele. Sem o plano de emergência, os proprietários de residências teriam ficado afogados sob o peso de seus empréstimos, depois de a relação entre a dívida e o rendimento ter disparado para 240% em 2008, acredita Matthiasson.
A economia de 13 mil milhões de dólares da Islândia contraiu em 6,7% em 2009, cresceu 2,9% no ano passado e expandir-se-á 2,4% este ano e no próximo, segundo estimativas da OCDE. Em contrapartida, a economia na zona do euro irá crescer apenas 0,2% este ano e na área da OCDE irá crescer 1,6%, segundo estimativas de Novembro.
O sector imobiliário, medido como um sub-componente do índice de preços ao consumidor está agora apenas 3% abaixo dos valores de Setembro de 2008, pouco antes do colapso. Na semana passada a classificadora Fitch elevou a Islândia ao grau de investimento com perspectiva estável. E concluiu que "a pouco ortodoxa política de resposta para a crise da ilha tem tido êxito".
A abordagem da Islândia para combater a crise baseou-se em dar prioridade às necessidades de sua população frente às do mercado. Quando em Outubro de 2008 se tornou publico que os bancos da ilha estavam à beira da bancarrota, o governo interveio isolando do problema as contas nacionais e deixando os credores internacionais em apuros. O Banco Central impôs controles de capital para garantir a coroa e os novos bancos controlados pelo Estado foram criados a partir dos restos dos prestamistas que fracassaram.
"Ainda há um grande número de pessoas que enfrentam dificuldades, ao mesmo tempo em que há muitos a melhorar", defende o porta-voz do Landsbankinn hf, Kristjánsson. "É quase impossível dizer quando parar por ser suficiente. A cada nova medida que se toma, surgem novas exigências para o futuro", acrescenta. Como precursor do movimento global que tem ocupado as praças do mundo – como o 15-M na Espanha ou as actuais mobilizações na Wall Street, Nova York – os islandeses saíram às ruas após o colapso económico de 2008. Os protestos intensificaram-se no início de 2009, obrigando a polícia a usar gás lacrimogéneo para dispersar a multidão que atirava pedras ao Parlamento e ao gabinete do então primeiro-ministro Geir Haarde. O Parlamento decidiu avançar com a acusação apresentada contra ele em Setembro de 2009, pelo seu papel na crise.
Uma nova coligação política, liderada pela primeira-ministra social-democrata Johanna Sigurdardottir, assumiu o poder no início de 2009. As autoridades ainda investigam a maioria dos protagonistas da crise bancária na Islândia.
As consequências legais
O promotor especial para a Islândia indicou que poderia indiciar um máximo de 90 pessoas, enquanto mais de 200 – incluindo os ex-executivos dos três maiores bancos – enfrentam acusações criminais. Larus Welding, ex-director executivo do Glitnir Bank, que já foi o segundo maior banco da Islândia, foi acusado em Dezembro de conceder empréstimos ilegais e agora aguarda julgamento. O ex-director geral do Landsbanki Islands HF, Sigurjon Arnason, tem sofrido períodos de detenção, enquanto prossegue sua investigação criminal.
O processo tem paralelo nos EUA, onde altos executivos bancários têm enfrentado processos criminais pelo seu papel no colapso das hipotecas de alto risco, conhecidas como subprime. A Comissão da Bolsa de Valores disse no ano passado que havia sancionado 39 responsáveis superiores por condutas relacionadas com a crise do mercado imobiliário.
Liks úteis e Fontes:
circleof13 blog: realdemocracynow greece declaration-of Suport from Iceland
G.Andri SkulasonIce News - Iceland News From The Nordics Notícias da Islândia
Spokesman, The Civic Movement Iceland
gandri@xo.is
---
The Civic Movement is a political party in Iceland, founded by a number of grassroots movements in the lead up to the 2009 election during the Global Recession, which hit Iceland particularly hard.
In the election, the Civic Movement won 4 out of 63 seats in Althingi, the Icelandic Parliament.
The Civic Movement is no longer represented in the Althingi and is now collaborating with the Icelandic Association of Debtors and the Open Civic Forum all of whom have been working towards a reformed system and a better society, with great results.
Together we can change the world...
Gandri Skulason tel. +354 6151522
Iceland Association of Debtors
gandri@lanthegar.is
Gunnar Sigurdsson tel. +354 8977694
Open Civic Forum
gus@mmedia.is
Islandia...
Iceland Review
Rannis | The Iceland Center For Research
Nmi | Innovation Center Iceland is a leading R&D and Business Support Institute
SA - Confederation of Icelandic Employers | Service Organization for Icelandic Businesses SA Projects Include Negotiations of Collective Agreements with Unions on Wages and Working Conditions
Keldan - Iceland Business News
Althingi Iceland Parliament
Iceland Government
forsaetisraduneyti.is Icelandic Prime Minister's Office (PMO)
Statice Iceland
Ministry Of Economic Afairs
Innanrikisraduneyti | Iceland Ministry Of The Interior
Innanrikisraduneyti | Iceland Ministry Of Foreign Affairs | Ministério dos Negócios Estrangeiros da Islândia
Velferdarraduneyti | Ministry of Welfare | The Ministry of Welfare in Iceland was established on January 1st 2011 in accordance with Act no. 121/2010. The Ministry has the responsibility for administration and policy making of social affairs, health and social security in Iceland as prescribed by law, regulations and other directives
Vinnueftirlit.is | Administration of Occupational Safety and Health in Iceland
Jafnretti.is | Centre for Gender Equality In May 2000, a new Act on Equal Status and Equal Rights of Women and Men was passed by the Icelandic Parliament, Alþingi. This resulted in various structural changes. The official equality system is divided into three: The Equal Status Council, The Complaints Committee and the new Centre for Gender Equality which is now situated in the town Akureyri, in the Northern part of Iceland.
Debtors' Ombudsman The Debtors' Ombudsman represents the interests of debtors and offers them support if applicable. The Debtors' Ombudsman offers free assistance to individuals who have serious difficulties meeting their financial obligations in order to find a balance between financial capacities and financial obligation
velferdarraduneyti.is Directorate of Labour Directorate of Labour consists of 8 regional employment offices throughout the country. Among tasks of the regional employment offices are to ensure to find suitable job for jobseekers and to assist employers to find the relevant employee.
bvs.is Government Agency for Child Protection is to co-ordinate and strengthen child protection work
sjukra.is Icelandic Health Insurance
gr.is Icelandic Radiation Safety Authority
midstod.is Icelandic National Institute for the Blind, Visually Impaired, and Deafblind
tr.is/tungumal/enska Icelandic Social Insurance Administration
landlaeknir.is Icelandic Directorate of Health
imca.is/IMA Icelandic Medicine Agency
mcc.is Icelandic Multicultural Centre
greining.is/english/ The State Diagnostic and Counselling Centre serves children and adolescents with a disability wherever they live in the country. The Diagnostic Centre operates according to Act 83/2003 which is intended to ensure for children and adolescents diagnosis and counselling for serious developmental disorders which may lead to disability.
Central Bank Of Iceland
Iceland Public Services
The Iceland Financial Supervisor Autority
Iceland Copetition Autority
Iceland Patent Office
The Oficial GateWay To Iceland
About Iceland Blog
Inspired By Iceland Facebook
http://twitter.com/#!/icelandinspired
http://vimeo.com/icelandinspired
Iceland.is - The official gateway to Iceland Flickr
Iceland Wants to Be Your Friend
http://www.facebook.com/pages/Iceland/152579253710
http://www.twitter.com/thisisiceland
Visit Iceland The Official Tourist Information Site
http://icelandwantstobeyourfriend.tumblr.com/
http://vimeo.com/channels/iceland
http://www.flickr.com/photos/icelandwantstobeyourfriend/sets/
Iceland Ttrade Directory
Promote Iceland
Iceland Chamber of Commerce
Data Market
M5 - Iceland - Icelandic website focused on the Icelandic stock, bonds and currency markets
SI - the Federation of Icelandic Industries - A strong network
Iceland Export Directory
Iceland Customs Directorate
hafro.is ! Iceland Marine Research Institute
Orkustofnum National Energy Autority of Iceland
Iceland Review Online
harpa.is Reykjavik Concert Hall and Conference Centre
Icelandcomplete Iceland Vacations Packages Iceland Travel Iceland Tour Air Iceland
reykjavik.is/en/ Reykjavík City
exploreiceland.is Explore Iceland is an travel information center for foreign tourists
iww.is Iceland Worldwide
afe.is/invest Akureyri Region Business Agency
east-iceland.is East Iceland Invest a region of rising opportunities
iceland.nordicvisitor.com Nordic Visitor Located in the heart of Reykjavik, Nordic Visitor is a travel agency specializing in tailor-made holidays
http://www.icelandguest.com/
infoiceland.is Info Iceland
photography.is Artic Images
south.is South Iceland
siminn.is/english/ Telephone directory for Iceland
Write About Or Link To This Post On Your Blog - Easy Links :
Link Directly To This Post :
Link To The Homepage :
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários são livres, portanto não expressam necessariamente a opinião do blog.
Usem-no com sapiência, respeito com os demais e fiquem a vontade.
A Administração do Website
Revolta Total Global Democracia Real Já
Democracia Real Ya
Saiba Quem Manda nas Agências de Rating
Saiba Como Funcionam, a Quem Benificiam e Servem os Ratings das Agências de Notação Financeira; Conheça a Moody's
Occupy The Banks
Conheça Dívida Soberana das Nações e o Império do Fundo Monetário Internacional FMI
World Revolution For Real Democracy Now
Conheça os Estatutos do FMI; Direito Especial de Saque Incluido
Take The Square
Occupy Everything
Tomem as Praças
Saiba Porque não Falam na Islândia