... Julgo que depois destes malabarismos, os currículos das pessoas com funções políticas activas com o propósito de praticar o bem comum de uma nação, devem ser exigidos e publicados em Diário da Republica para qualquer cidadão poder consultar e certificar-se das habilitações de cada politico. Não deve ser uma opção, mas uma condição contemplada numa lei própria para o efeito, pois como sabemos, nenhum trabalhador é admitido numa função numa empresa, sem referências e/ou curriculo académico/profissional. será verdade que o PS está "calado" neste caso da licenciatura de M. Relvas porque o Irmão Maçon António Seguro dos Bancos (da Universidade Lusófona) foi um dos professores envolvido no processo?...

Crise Económica Europeia: Diferença Entre a Islândia, Portugal, Irlanda, Espanha, Itália e Grécia e A Proposta de Orçamento de Estado Islandês Para 2013



Contrariamente a Portugal, Irlanda, Espanha, Itália e Grécia que optaram por resgatar os bancos, na Islândia, o povo levantou-se contra os resgates, e por isso, enquanto Portugal vai ao fundo, a Islândia equilibra saldo total da balança de pagamentos, como o comprova a proposta de Orçamento de Estado para 2013.

 

Orçamento de Estado da Islândia próximo ano, chegará perto do balanço, como se afirma na proposta de Orçamento Fiscal para 2013. A proposta pressupõe um déficit pequeno saldo total que ascende a 2,8 mil milhões de ISK, ou 0,1% do PIB em 2013. Em 2014, o saldo total será positivo por 17,8 mil milhões de ISK, ou 0,9% do PIB, de acordo com um plano de consolidação fiscal revisado.

Sobre a Proposta de Orçamento Fiscal para 2013 e do Plano de Consolidação Fiscal 2013-2016


Mais de 80% votaram a favor da nacionalização dos recursos naturais e por isso

O irrealisável e Confuso Orçamento de Estado Português para 2013

Mapa do FMI mostra a díferença entre as várias economias até 2017

Proposta de Orçamento Fiscal para 2013 plano de consolidação orçamental 2013-2016

11 setembro 20


1.

 

O plano de consolidação orçamental

 

O que foi realizado

 

 

O plano de consolidação orçamental


O plano de consolidação fiscal apresentada com a proposta de orçamento de 2012, assume um excedente de 17 mil milhões de ISK no saldo total em 2014.

-O orçamento de 2013 assume um déficit pequeno saldo total que ascende a 2,8 mil milhões de ISK, ou 0,1% do PIB.

-Em 2014, o saldo total será positivo por 17,8 mil milhões de ISK, ou 0,9% do PIB, de acordo com um plano de consolidação fiscal revisado.

Revisão do plano de consolidação orçamental


As perspectivas de chegar a um saldo total em 2014 * são bons. Há três fatores principais:

• Continuar o crescimento econômico.
• Aumento da receita de recursos naturais.
• Fiscais medidas de restrição.

* Os objectivos estabelecidos no programa econômico com o FMI em 2009, estão na base de caixa. No entanto finanças do Tesouro e de contabilidade estão no regime de competência, portanto, todas as figuras na apresentação estão no regime de competência, salvo indicação contrária.

Saldo Primário positivo


Boas perspectivas para saldo primário positivo de tesouraria em 2012.

• A proposta de orçamento assume um saldo primário positivo de pouco mais de 60 mil milhões de ISK, em 2013.

Receitas e despesas primárias do Tesouro 2003-2013 *


Orçamento de Estado, Islândia, OE2013, Crise, Islândia Recupera Economia, Iceland, Finanças, Orçamento, Estado da Islândia, Estado
.

* Excluindo itens irregulares. Saldo primário bn 60 ISK em 2013, incluindo itens irregulares.
Ajustado para a transferência dos serviços para pessoas com deficiência do Estado para os governos locais

Saldo total com e sem itens irregulares 2009-2013 *

Oçamento de Estado da Islândia, Oçamento de Estado, Islândia, Saldo, Economia, Crise, Banço Financeiro, Finanças, Contas



* Ajustado para a transferência dos serviços para pessoas com deficiência do Estado para os governos locais

Saldo primário com e sem itens irregulares 2009-2013 *


Orçamento de Estado da Islândia, Orçamento de Estado, Islândia, Saldo, Economia, Crise, Bancos


* Ajustado para a transferência dos serviços para pessoas com deficiência do Estado para os governos locais

 

2.

Iniciativas políticas

 

Nova ênfase: Bem-estar de crianças e criação de emprego


Equilíbrio fiscal melhorado torna possível aumentar a contribuição para as famílias com crianças e criação de emprego.

 

Suporte para famílias com crianças:

• Benefícios para crianças
• Benefícios Habitação
• licença de maternidade / paternidade

Nova ênfase: Bem-estar de crianças e criação de emprego


Medidas específicas para apoiar a recuperação económica.

 

Plano de investimento e criação de emprego:

• Transporte
• Pesquisa e Fundos de Desenvolvimento Técnico
• Concessões para empresas de inovação

Plano de Investimentos


• O plano de investimento é baseada no pressuposto de que a estratégia fiscal de médio prazo continua sendo uma prioridade, e um pré-requisito para o plano de investimento não é interromper as metas fiscais de atingir saldo positivo

3.

As perspectivas económicas


O crescimento econômico contínuo - aumento do emprego


Reversão no crescimento econômico tem sido desde o segundo semestre de 2010.

• A economia está crescendo de forma constante ea taxa de desemprego está a diminuir gradualmente.

• No ano passado, o crescimento econômico foi de 3,1%. Este ano, uma taxa de crescimento econômico de 2,8% é estimado. Um crescimento constante é esperado durante todo o período da estratégia de médio prazo fiscal atual (até 2017).

Premissas econômicas para a Proposta do Orçamento Fiscal


• O crescimento económico de 2,7%
• Inflação de 3,9%
• Desemprego de 5,3%
• O déficit em conta corrente -2,1% do PIB
• Aumento dos salários reais de 1,7%

Estatística da Islândia Economic Forecast, 05 de julho de 2012.

ISK taxas de câmbio: ERI, EUR og USD


ISK, taxas de câmbio, ERI, EUR, og, USD, Moeda, Dinheiro, Orçamento de Estado, OE, Islândia, Crise, Economia


Taxa de câmbio média 2003-2012
Fonte: Banco Central da Islândia

Crescimento económico


Estatisticas de Crescimento económico, Islândia, Crescimento económico da Islândia, Orçamento de Estado


Fonte: Estatísticas da Islândia

Salários reais


Estatísticas da Islândia, Salários, Ordenados, Vencimentos, Crise, Economia, Finanças, Islândia


Fonte: Estatísticas da Islândia

Saldo de tesouraria 2004-2016 *


Saldo de tesouraria, Saldo, tesouraria, Economia, Finanças, Crise


* Irregulares únicos itens excluídos

Inflação, Economia, Taxa, Taxas, Finanças, Islândia, Evolução

Inflação




Fonte: Estatísticas da Islândia

Desemprego




Fonte: Estatísticas da Islândia

4. Tesouro Balanço 2013

 

Principais resultados do projeto de orçamento 2013


• Em 2013, estima-se que o saldo total será negativo em 2,8 mil milhões de ISK. Na estimativa de 2012, o saldo total foi negativo em 25,8 mil milhões de ISK.
• Excluindo itens irregulares o saldo total é estimada em 4,3 mil milhões de euros pela positiva ISK.

Principais resultados do projeto de orçamento de Estado da Islândia para 2013


• No próximo ano, o saldo primário deverá ser positivo em 60,4 mil milhões de ISK, o que representa um aumento de 24,5 mil milhões de ISK a partir do orçamento de 2012.

• Fluxo de caixa das atividades operacionais será negativo em 28,9 mil milhões de ISK No orçamento para 2012 era 41,8 bilhões ISK.

Total - e saldo primário do Tesouro


Total - e saldo primário do Tesouro

Preços Nominais em biliões ISK , pelo regime de competência, accrual basis Contas

2011
Orçamento

2012
Estimate

2012
Proposal

l2013
Receita........................................ 486,5 522,9 533,6 570,3
Despesa ........................................ 576,0 543,7 559,4 573,1
Saldo Total ............................... -89,4 -20,7 -25,8 -2,8
Saldo total, em percentagem do PIB (%) . -5,5 -1,2 -1,5 -0,1
Receita............................................ 467,2 501,8 510,2 545,4
Despesas.............................................. 510,4 465,9 478,5 485,0
Saldo primário ...................................... -43,2 35,9 31,7 60,4
 Saldo primário, em percentagem do PIB(%) ... -2,7 2,0 1,8 3,2

5.

Lado da despesa 2013


Estimativa das Principais mudanças da despesa a partir de 2012 estimativa


• despesa primária deverão ser ISK 485,0 bilhões em 2013 e aumentar em 6,6 mil milhões de ISK da estimativa para 2012, em preços nominais.
• Total das despesas deverão ser bi 573,1 ISK e aumentar em 13,7 mil milhões de ISK da estimativa para 2012.
• Excluindo mudanças de preços e salários em 2013, a despesa primária irá diminuir em 6,7 mil milhões de ISK.

Os critérios gerais para medidas de restrição

Em 2013 as despesas orçamentárias medidas propostas são baseadas em critérios gerais:

• 1,75% em serviços públicos gerais

• 1,2% em sistemas de prestações e seguros de saúde, 1% em educação e 0,5% em ordem e segurança pública

• Não há medidas de retenção foram feitas no custo operacional de hospitais, clínicas de saúde, instituições médicas e casas de repouso.

Os critérios gerais para medidas de restrição

• Em 2013, as despesas do Tesouro será reduzido por 4 mil milhões ISK por medidas de volume de negócios baseados em retenção.

• Adicionalmente, os gastos serão reduzidos pela bn 2,7 ISK por medidas selectivas.



Medidas de restrição por categorias económicas *


Medidas de restrição por categorias económicas*
Em ISK Milhões Cuts
m.kr
Total
turnover
CUTS %
Despesa Corrente
.............................................
-1.648 206.538 -0,8
Transferências
.....................................
-4.466 220.623 -2,0
Manutenção e investimento
.....................
-600 20.565 -2,9
Total........................................................... -6.714 447.726 -1,5
* Alterações dos itens orçamento para 2012 da despesa excluindo juros e irregular.

Medidas de restrição por função económica*
In ISK millions
Cuts

m.kr
Total

turnover
Cuts
%
Transportes, assuntos económicos e de desemprego -784 77.659 -1,0%
Saúde .................................................................. -530 120.286 -0,4%
Segurança Social e Bem Estar (Social security and welfare) -1.301 128.348 -1,0%
Educação -606 50.104 -1,2%
Serviços Públicos Gerais ........................................ -384 28.155 -1,4%
Segurança e Ordem Pública -231 22.380 -1,0%
Cultura, sport and religion -135 15.578 -0,9%
Habitação e sistema de distribuição
-44
5.215
-0,8
Total turnover based measures .......................
-4.014 447.726 -0,9
Medidas Selectivas
-2.700
447.726
-0,6
Total ...................................................................
-6.714 447.726 -1,5%
* Alterações dos itens orçamento para 2012 da despesa excluindo juros e irregular.

Changes in expenditure*



Medidas de restrição por categorias econômicas*
ISK
billion
Medidas de restrição -6,7
Planos de Investmento, bem-estar infantil e infra-estruturas 9,5
obrigações de despesa 3,1
Subida do nível de preços 2012 13,3
despesa com juros 10,3
Total
............................................................
-29,5
** Mudanças a partir do orçamento de 2012

Prioridades: plano de investimento e de bem-estar infantil

Prioridades: plano de investimento e de bem-estar infantil
ISK
billion
Benefícios para as crianças 2,5
Projectos de transportes e estradas 2,5
Custo bonificação de juros / benefícios habitacionais 1,0
Ajuda ao desenvolvimento 1,0
Maternidade / Licença de paternidade 0,8
Fundo de Investigação e Fundo de Desenvolvimento de Tecnologia 1,3
Programas Regionais 0,4
Total ............................................................ 9,5
** Alterações a partir do Orçamento de Estado de 2012

Despesa primária em preços constantes *

------image pag 34 -----

* Em 2013, preços  da proposta do Orçamento de Estado, excluindo as despesas com juros e itens irregulares.

Ajustado para a transferência dos serviços para pessoas com deficiência do Estado para os governos locais


A despesa com juros



------ image pag 35 -------

Medidas Cumulativas de Contenção 2009-2013 por categorias economica *


Cumulative restraint measures 2009-2013 by economic categories*
Medidas de restrição, Preços 2013
Budget

2008
Acumulativo em Medidas de contenção
2009-2013
Cuts
%
Despesas Correntes ........................ 232,8 50,9 21,9%
Transferências .............................................. 224,3 38,9 17,4%
Manutenção e investimento .......................... 61,6 26,9 43,7%
Exclusão total. congelamento de salários e benefícios
518,6 116,7 22,5%

Congelamento de salários e benefícios ...................... 518,6 19,1 3,7%

Total ..................................................... 518,6 135,8 26,2%
* Excluindo medidas de restrição que não percebem e as medidas em que os planos de novas despesas em propostas orçamentais foram abandonados quando o orçamento foi promulgado.
Mudanças a partir do Orçamento de Estado 2012 o volume de negócios Orçamento de Estado, excluindo as despesas com juros e itens irregulares, em preços de 2013.


Despesas sociais e bem estar 2004 -2013


Islândia, Despesas sociais, saúde, bem estar, Social


6.

Lado da receita 2013


Principais alterações nas receitas  a partir da estimativa das receitas para 2012


• A receita primária deverá ser bi 545,4 ISK e aumentar em 35,2 mil milhões de ISK, relativamente á estimativa das receitas para 2012.
• A receita total é estimada em 570,3 mil milhões de ISK e aumenta em 36,8 mil milhões de ISK relativamente á estimativa das receitas para 2012.

Medidas Relativas a Receitas Cumulativas 2009-2013



Medidas Relativas a Receitas Cumulativas 2009-2013
ISK billion, accrual basis 2009 2010 2011 2012 l2013
Receitas........................................







Mudanças no Sistema de Impostos .......................... 18,4 64,7 78,9 99,4 117,7
Dividendos, vendas de ativos e outras .......... 0,0 0,0 0,0 2,0 10
PIT parágrafo rúbrica sobre o subsídio destinado ao pagamento de pensões do sector privado .... 5,3 4,6 6,4 3,2 0,1
Total ............................................
23,7 69,3 85,3 104,5 127,8
Saldo primário, em percentagem do PIB (%) ...
1,6 4,5

5,2 5,9 6,8
*

 Evolução da receita a partir das Estimativas de 2012

Evolução da receita, Receita, Estado, Islândia, Previsões



Medidas especiais de receita em 2013 *



Medidas Especiais de Receitas em 2013*
ISK billion ISK
.bn.kr.

Imposto sobre o Carbono Carbon tax
.............................................................
3,6
Impostos sobre a Energia Energy taxes ........................................................ 2,3
Previous assumptions, total ............................... 5,9
Imposto sobre a actividade financeira ............................................ 0,8
Imposto sobre valor acrescentado Value added tax ....................... 2,6
Imposto Especial de Consumo sobre OS Produtos Alimentares Excise tax on food products 0,8
Imposto Especial de Consumo sobre Veículos Automóveis Excise tax on motor vehicles ............................... 0,5
Impostos Especiais de Consumo Sobre o Tabaco Excises on tobacco
............................................
1,0
Contribuição para a Segurança Social Social security contribution
..............................
3,3
Total de alterações fiscais em 2013 .................................. 9,0
Vendas de ativos ............................................................ 8,0
Outras Medidas .................................................... 8,0
Total ....................................................................... 22,9
* Medidas que ainda têm de ser promulgadas. Além disso, as partes SSC para o fundo de subsidio de desemprego diminui em 3,3 bn.kr ISK devido á diminuição do desemprego

As Receitas fiscais,% do PIB *


Receitas fiscais em % do PIB, Receitas fiscais, % do PIB, Produto Interno Bruto


 * Imposto sobre ganhos de capital provenientes da venda de islandês Telecom em 2005 excluídos

 

Composição fiscal 2004-2013

Composição fiscal 2004-2013, Evolução dos Impostos, Impostos, Taxas


Distribuição de renda - índice de Gini




Orçamento de gênero


• plano de três anos para a implementação foi aprovado pelo governo em abril de 2011.
• Cada ministério trabalha numa área principal de política durante um período de três anos.
• Aprox. 150 Biliões ISK do volume de negócios do orçamento Geral do Estado está sendo analisado a partir de uma perspectiva de gênero
• Foi concluída a Primeira fase três. Os resultados são apresentados na proposta de orçamento fiscal.
• Os relatórios finais serão emitidos em 2014.

•Three year plan for implementation was approved by the government in April 2011.
•Each ministry works on a main policy area over a three year period.
•Approx. ISK 150 bn of the budget turnover is being analysed from a gender perspective
•First phase of three has been completed. Results are presented in the fiscal budget proposal.
•Final reports will be issued in 2014.

7.
Islândia, Numa Perspectiva Internacional


Comparação internacional


• A acumulação de dívida geral do governo, parou e diminuirá durante os próximos anos. No próximo ano, será menor do que 90% de PIB.
• Em comparação com as economias ocidentais, a Islândia tem atualmente um dos maiores crescimento económico. As previsões apontam para continuação de aumento do crescimento ecómico Islandês.
• O saldo total do Governo Central, este ano, é consideravelmente melhor do que em muitos países ocidentais.

Comparativo de crescimento económico entre alguns dos países


Grécia, Zona Euro, Dinamarca, Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Irlanda, OCDE, Noruega, EUA, Islândia, Suécia

Comparativo entre: Grécia, Zona Euro, Dinamarca, Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Irlanda, OCDE, Noruega, EUA, Islândia, Suécia

Greece, Euro area, Denmark, UK, Germany, Finland, Ireland, OECD, Norway, USA, Iceland, Sweden

Fonte: OCDE, Estatísticas Islândia
Source: OECD, Statistics Iceland

Crescimento da dívida bruta em% do PIB em alguns países de comparação poucos *


Portugal, Dados OCDE, OCDE, Noruega, Grécia, Alemanha, Islândia, Irlanda, EUA, Dinamarca, Finlândia Zona Euro, Comparativo de crescimento económico



Euro área Islândia Irlanda Portugal Grécia

* A dívida pública bruta.
Fonte: Eurostat, ECFIN

Saldo de Tesouraria e da Dívida Geral do Governo - Comparativo UE e a Islândia em 2011 *


Portugal, Dados OCDE, OCDE, Noruega, Grécia, Alemanha, Islândia, Irlanda, EUA, Dinamarca, Finlândia Zona Euro, Comparativo de crescimento económico


A dívida bruta,% do PIB

* Os Países dentro da caixa estão relacionados ao equilíbrio do Tesouro e dívida pública atendendo aos critérios do Tratado de Maastricht.


Fonte: Eurostat

8.

Objetivos da Política Fiscal


A dívida pública


• A partir de 2011, o rácio da dívida em relação ao PIB do governo central foi de cerca de 84% e o governo local * 11%.
• Acredita-se que a dívida relação ao PIB para o governo geral deve ser de menos de 60%.

* O ano de 2011. Penson passivos e outras contas a pagar excluídos. (* The year 2011. Penson liabilities and other accounts payable excluded.)


Objetivos da dívida


• O Tesouro deve ser capaz de reduzir a dívida nos próximos anos, através da execução de uma política de diciplina fiscal juntamente com o aumento do crescimento económico.

• É o momento adequado para planear mais objetivos a longo prazo sobre como reduzir a dívida do governo e analisar como e quando pode ser alcançado.

• Mesmo que o superávit do Tesouro anual fosse de 50 mil milhões de ISK e este montante fosse usado para pagar a dívida ainda levaria dez anos para reduzir a dívida em um terço.

A dívida bruta e a posição financeira líquida


A dívida bruta e a posição financeira líquida, Islândia, Dívida, Economia, Crise


Estratégia fiscal de longo prazo

* A dívida pública bruta.
Fonte: Eurostat, ECFIN

• Diminuir os níveis da dívida é uma parte central da estratégia fiscal de longo prazo e, além disso, é importante levar em conta as responsabilidades do Fundo de Previdência dos Funcionários do Estado (LSR).


•Current outlook is that the B-divisions of LSR will be insolvent in 2026 and would then need a yearly contribution of ISK 19 bn.

 

9.

Conclusão


Conclusão


Quatro anos passados desde o colapso do sistema financeiro, a desvalorização do ISK e da quebra de confiança em relação às instituições públicas.

• Novos indicadores económicos e sociais mostram que a Islândia está acima (livre) das maiores dificuldades.

• O crescimento econômico e social e o optimismo constante e estão aumentando.

• As boas perspectivas fiscais, de crescimento económico estável e aumento de receitas dos recursos naturais abrem a possibilidade de relaxar em alguma medida, os cortes recentes.


•The good fiscal prospects, steady economic growth and increased revenue of natural resources open up the possibility to wind down to some extent, recent cutbacks.

The Fiscal Budget Proposal for 2013 Iceland Fiscal Consolidation Plan 2013-2016 pdf
http://revoltatotalglobal.blogspot.com/2012/10/pesadelo-economico-social-europeu-plano-funcionar-austeridade-solucao.html
 -


 Premio politico islandia
 -
 http://revoltatotalglobal.blogspot.com/2012/03/crise-economica-financeira-islandia.html
 -
 Islandia a Ilha Farol da Democraca Moderna
 -
 http://revoltatotalglobal.blogspot.com/2012/02/islandia-crise-economica-financeira.html
 -
 islandia uma revolucao silenciada
 -
 islandia recupera economia
 -
 Pporque silenciam a islandia?

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