Contrariamente a Portugal, Irlanda, Espanha, Itália e Grécia que optaram por resgatar os bancos, na Islândia, o povo levantou-se contra os resgates, e por isso, enquanto Portugal vai ao fundo, a Islândia equilibra saldo total da balança de pagamentos, como o comprova a proposta de Orçamento de Estado para 2013.
Orçamento de Estado da Islândia próximo ano, chegará perto do balanço, como se afirma na proposta de Orçamento Fiscal para 2013. A proposta pressupõe um déficit pequeno saldo total que ascende a 2,8 mil milhões de ISK, ou 0,1% do PIB em 2013. Em 2014, o saldo total será positivo por 17,8 mil milhões de ISK, ou 0,9% do PIB, de acordo com um plano de consolidação fiscal revisado.
Sobre a Proposta de Orçamento Fiscal para 2013 e do Plano de Consolidação Fiscal 2013-2016
Mais de 80% votaram a favor da nacionalização dos recursos naturais e por isso
O irrealisável e Confuso Orçamento de Estado Português para 2013
Mapa do FMI mostra a díferença entre as várias economias até 2017
Proposta de Orçamento Fiscal para 2013 plano de consolidação orçamental 2013-2016
11 setembro 20
1.
O plano de consolidação orçamental
O que foi realizado
O plano de consolidação orçamental
O plano de consolidação fiscal apresentada com a proposta de orçamento de 2012, assume um excedente de 17 mil milhões de ISK no saldo total em 2014.
-O orçamento de 2013 assume um déficit pequeno saldo total que ascende a 2,8 mil milhões de ISK, ou 0,1% do PIB.
-Em 2014, o saldo total será positivo por 17,8 mil milhões de ISK, ou 0,9% do PIB, de acordo com um plano de consolidação fiscal revisado.
Revisão do plano de consolidação orçamental
As perspectivas de chegar a um saldo total em 2014 * são bons. Há três fatores principais:
• Continuar o crescimento econômico.
• Aumento da receita de recursos naturais.
• Fiscais medidas de restrição.
* Os objectivos estabelecidos no programa econômico com o FMI em 2009, estão na base de caixa. No entanto finanças do Tesouro e de contabilidade estão no regime de competência, portanto, todas as figuras na apresentação estão no regime de competência, salvo indicação contrária.
Saldo Primário positivo
Boas perspectivas para saldo primário positivo de tesouraria em 2012.
• A proposta de orçamento assume um saldo primário positivo de pouco mais de 60 mil milhões de ISK, em 2013.
Receitas e despesas primárias do Tesouro 2003-2013 *
.
* Excluindo itens irregulares. Saldo primário bn 60 ISK em 2013, incluindo itens irregulares.
Ajustado para a transferência dos serviços para pessoas com deficiência do Estado para os governos locais
Saldo total com e sem itens irregulares 2009-2013 *
* Ajustado para a transferência dos serviços para pessoas com deficiência do Estado para os governos locais
Saldo primário com e sem itens irregulares 2009-2013 *
* Ajustado para a transferência dos serviços para pessoas com deficiência do Estado para os governos locais
2.
Iniciativas políticas
Nova ênfase: Bem-estar de crianças e criação de emprego
Equilíbrio fiscal melhorado torna possível aumentar a contribuição para as famílias com crianças e criação de emprego.
Suporte para famílias com crianças:
• Benefícios para crianças• Benefícios Habitação
• licença de maternidade / paternidade
Nova ênfase: Bem-estar de crianças e criação de emprego
Medidas específicas para apoiar a recuperação económica.
Plano de investimento e criação de emprego:
• Transporte• Pesquisa e Fundos de Desenvolvimento Técnico
• Concessões para empresas de inovação
Plano de Investimentos
• O plano de investimento é baseada no pressuposto de que a estratégia fiscal de médio prazo continua sendo uma prioridade, e um pré-requisito para o plano de investimento não é interromper as metas fiscais de atingir saldo positivo
3.
As perspectivas económicas
O crescimento econômico contínuo - aumento do emprego
Reversão no crescimento econômico tem sido desde o segundo semestre de 2010.
• A economia está crescendo de forma constante ea taxa de desemprego está a diminuir gradualmente.
• No ano passado, o crescimento econômico foi de 3,1%. Este ano, uma taxa de crescimento econômico de 2,8% é estimado. Um crescimento constante é esperado durante todo o período da estratégia de médio prazo fiscal atual (até 2017).
Premissas econômicas para a Proposta do Orçamento Fiscal
• O crescimento económico de 2,7%
• Inflação de 3,9%
• Desemprego de 5,3%
• O déficit em conta corrente -2,1% do PIB
• Aumento dos salários reais de 1,7%
Estatística da Islândia Economic Forecast, 05 de julho de 2012.
ISK taxas de câmbio: ERI, EUR og USD
Taxa de câmbio média 2003-2012
Fonte: Banco Central da Islândia
Crescimento económico
Fonte: Estatísticas da Islândia
Salários reais
Fonte: Estatísticas da Islândia
Saldo de tesouraria 2004-2016 *
* Irregulares únicos itens excluídos
Inflação
Fonte: Estatísticas da Islândia
Desemprego
Fonte: Estatísticas da Islândia
4. Tesouro Balanço 2013
Principais resultados do projeto de orçamento 2013
• Em 2013, estima-se que o saldo total será negativo em 2,8 mil milhões de ISK. Na estimativa de 2012, o saldo total foi negativo em 25,8 mil milhões de ISK.
• Excluindo itens irregulares o saldo total é estimada em 4,3 mil milhões de euros pela positiva ISK.
Principais resultados do projeto de orçamento de Estado da Islândia para 2013
• No próximo ano, o saldo primário deverá ser positivo em 60,4 mil milhões de ISK, o que representa um aumento de 24,5 mil milhões de ISK a partir do orçamento de 2012.
• Fluxo de caixa das atividades operacionais será negativo em 28,9 mil milhões de ISK No orçamento para 2012 era 41,8 bilhões ISK.
Total - e saldo primário do Tesouro
Total - e saldo primário do Tesouro | ||||
---|---|---|---|---|
Preços Nominais em biliões ISK , pelo regime de competência, accrual basis | Contas 2011 | Orçamento 2012 | Estimate 2012 | Proposal l2013 |
Receita........................................ | 486,5 | 522,9 | 533,6 | 570,3 |
Despesa ........................................ | 576,0 | 543,7 | 559,4 | 573,1 |
Saldo Total ............................... | -89,4 | -20,7 | -25,8 | -2,8 |
Saldo total, em percentagem do PIB (%) . | -5,5 | -1,2 | -1,5 | -0,1 |
Receita............................................ | 467,2 | 501,8 | 510,2 | 545,4 |
Despesas.............................................. | 510,4 | 465,9 | 478,5 | 485,0 |
Saldo primário ...................................... | -43,2 | 35,9 | 31,7 | 60,4 |
Saldo primário, em percentagem do PIB(%) ... | -2,7 | 2,0 | 1,8 | 3,2 |
5.
Lado da despesa 2013
Estimativa das Principais mudanças da despesa a partir de 2012 estimativa
• despesa primária deverão ser ISK 485,0 bilhões em 2013 e aumentar em 6,6 mil milhões de ISK da estimativa para 2012, em preços nominais.
• Total das despesas deverão ser bi 573,1 ISK e aumentar em 13,7 mil milhões de ISK da estimativa para 2012.
• Excluindo mudanças de preços e salários em 2013, a despesa primária irá diminuir em 6,7 mil milhões de ISK.
Os critérios gerais para medidas de restrição
Em 2013 as despesas orçamentárias medidas propostas são baseadas em critérios gerais:
• 1,75% em serviços públicos gerais
• 1,2% em sistemas de prestações e seguros de saúde, 1% em educação e 0,5% em ordem e segurança pública
• Não há medidas de retenção foram feitas no custo operacional de hospitais, clínicas de saúde, instituições médicas e casas de repouso.
Os critérios gerais para medidas de restrição
• Em 2013, as despesas do Tesouro será reduzido por 4 mil milhões ISK por medidas de volume de negócios baseados em retenção.
• Adicionalmente, os gastos serão reduzidos pela bn 2,7 ISK por medidas selectivas.
Medidas de restrição por categorias económicas *
Medidas de restrição por categorias económicas* | |||
---|---|---|---|
Em ISK Milhões | Cuts m.kr | Total turnover | CUTS % |
Despesa Corrente ............................................. | -1.648 | 206.538 | -0,8 |
Transferências ..................................... | -4.466 | 220.623 | -2,0 |
Manutenção e investimento ..................... | -600 | 20.565 | -2,9 |
Total........................................................... | -6.714 | 447.726 | -1,5 |
Medidas de restrição por função económica*
| |||
---|---|---|---|
In ISK millions
| Cuts m.kr | Total turnover | Cuts % |
Transportes, assuntos económicos e de desemprego | -784 | 77.659 | -1,0% |
Saúde .................................................................. | -530 | 120.286 | -0,4% |
Segurança Social e Bem Estar (Social security and welfare) | -1.301 | 128.348 | -1,0% |
Educação | -606 | 50.104 | -1,2% |
Serviços Públicos Gerais ........................................ | -384 | 28.155 | -1,4% |
Segurança e Ordem Pública | -231 | 22.380 | -1,0% |
Cultura, sport and religion | -135 | 15.578 | -0,9% |
Habitação e sistema de distribuição |
-44
|
5.215
|
-0,8
|
Total turnover based measures .......................
| -4.014 | 447.726 | -0,9 |
Medidas Selectivas |
-2.700
|
447.726
|
-0,6
|
Total ...................................................................
| -6.714 | 447.726 | -1,5% |
* Alterações dos itens orçamento para 2012 da despesa excluindo juros e irregular. |
Changes in expenditure*
Medidas de restrição por categorias econômicas* | |
---|---|
ISK billion | |
Medidas de restrição | -6,7 |
Planos de Investmento, bem-estar infantil e infra-estruturas | 9,5 |
obrigações de despesa | 3,1 |
Subida do nível de preços 2012 | 13,3 |
despesa com juros | 10,3 |
Total ............................................................ | -29,5 |
** Mudanças a partir do orçamento de 2012 |
Prioridades: plano de investimento e de bem-estar infantil
Prioridades: plano de investimento e de bem-estar infantil | |
---|---|
ISK billion | |
Benefícios para as crianças | 2,5 |
Projectos de transportes e estradas | 2,5 |
Custo bonificação de juros / benefícios habitacionais | 1,0 |
Ajuda ao desenvolvimento | 1,0 |
Maternidade / Licença de paternidade | 0,8 |
Fundo de Investigação e Fundo de Desenvolvimento de Tecnologia | 1,3 |
Programas Regionais | 0,4 |
Total ............................................................ | 9,5 |
** Alterações a partir do Orçamento de Estado de 2012 |
Despesa primária em preços constantes *
------image pag 34 -----
* Em 2013, preços da proposta do Orçamento de Estado, excluindo as despesas com juros e itens irregulares.
Ajustado para a transferência dos serviços para pessoas com deficiência do Estado para os governos locais
A despesa com juros
------ image pag 35 -------
Medidas Cumulativas de Contenção 2009-2013 por categorias economica *
Cumulative restraint measures 2009-2013 by economic categories* | |||
---|---|---|---|
Medidas de restrição, Preços 2013
| Budget 2008 | Acumulativo em Medidas de contenção 2009-2013 | Cuts % |
Despesas Correntes ........................ | 232,8 | 50,9 | 21,9% |
Transferências .............................................. | 224,3 | 38,9 | 17,4% |
Manutenção e investimento .......................... | 61,6 | 26,9 | 43,7% |
Exclusão total. congelamento de salários e benefícios
| 518,6 | 116,7 | 22,5% |
Congelamento de salários e benefícios ...................... | 518,6 | 19,1 | 3,7% |
Total ..................................................... | 518,6 | 135,8 | 26,2% |
* Excluindo medidas de restrição que não percebem e as medidas em que os planos de novas despesas em propostas orçamentais foram abandonados quando o orçamento foi promulgado. Mudanças a partir do Orçamento de Estado 2012 o volume de negócios Orçamento de Estado, excluindo as despesas com juros e itens irregulares, em preços de 2013. |
Despesas sociais e bem estar 2004 -2013
6.
Lado da receita 2013
Principais alterações nas receitas a partir da estimativa das receitas para 2012
• A receita primária deverá ser bi 545,4 ISK e aumentar em 35,2 mil milhões de ISK, relativamente á estimativa das receitas para 2012.
• A receita total é estimada em 570,3 mil milhões de ISK e aumenta em 36,8 mil milhões de ISK relativamente á estimativa das receitas para 2012.
Medidas Relativas a Receitas Cumulativas 2009-2013
Medidas Relativas a Receitas Cumulativas 2009-2013 | |||||
---|---|---|---|---|---|
ISK billion, accrual basis | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | l2013 |
Receitas........................................ | |||||
Mudanças no Sistema de Impostos .......................... | 18,4 | 64,7 | 78,9 | 99,4 | 117,7 |
Dividendos, vendas de ativos e outras .......... | 0,0 | 0,0 | 0,0 | 2,0 | 10 |
PIT parágrafo rúbrica sobre o subsídio destinado ao pagamento de pensões do sector privado .... | 5,3 | 4,6 | 6,4 | 3,2 | 0,1 |
Total ............................................
| 23,7 | 69,3 | 85,3 | 104,5 | 127,8 |
Saldo primário, em percentagem do PIB (%) ...
| 1,6 | 4,5 | 5,2 | 5,9 | 6,8 |
* |
Evolução da receita a partir das Estimativas de 2012
Medidas especiais de receita em 2013 *
Medidas Especiais de Receitas em 2013* | |
---|---|
ISK billion | ISK .bn.kr. |
Imposto sobre o Carbono Carbon tax ............................................................. | 3,6 |
Impostos sobre a Energia Energy taxes ........................................................ | 2,3 |
Previous assumptions, total ............................... | 5,9 |
Imposto sobre a actividade financeira ............................................ | 0,8 |
Imposto sobre valor acrescentado Value added tax ....................... | 2,6 |
Imposto Especial de Consumo sobre OS Produtos Alimentares Excise tax on food products | 0,8 |
Imposto Especial de Consumo sobre Veículos Automóveis Excise tax on motor vehicles ............................... | 0,5 |
Impostos Especiais de Consumo Sobre o Tabaco Excises on tobacco ............................................ | 1,0 |
Contribuição para a Segurança Social Social security contribution .............................. | 3,3 |
Total de alterações fiscais em 2013 .................................. | 9,0 |
Vendas de ativos ............................................................ | 8,0 |
Outras Medidas .................................................... | 8,0 |
Total ....................................................................... | 22,9 |
* Medidas que ainda têm de ser promulgadas. Além disso, as partes SSC para o fundo de subsidio de desemprego diminui em 3,3 bn.kr ISK devido á diminuição do desemprego |
As Receitas fiscais,% do PIB *
* Imposto sobre ganhos de capital provenientes da venda de islandês Telecom em 2005 excluídos
Composição fiscal 2004-2013
Distribuição de renda - índice de Gini
Orçamento de gênero
• plano de três anos para a implementação foi aprovado pelo governo em abril de 2011.
• Cada ministério trabalha numa área principal de política durante um período de três anos.
• Aprox. 150 Biliões ISK do volume de negócios do orçamento Geral do Estado está sendo analisado a partir de uma perspectiva de gênero
• Foi concluída a Primeira fase três. Os resultados são apresentados na proposta de orçamento fiscal.
• Os relatórios finais serão emitidos em 2014.
•Three year plan for implementation was approved by the government in April 2011.
•Each ministry works on a main policy area over a three year period.
•Approx. ISK 150 bn of the budget turnover is being analysed from a gender perspective
•First phase of three has been completed. Results are presented in the fiscal budget proposal.
•Final reports will be issued in 2014.
7.
Islândia, Numa Perspectiva Internacional
Comparação internacional
• A acumulação de dívida geral do governo, parou e diminuirá durante os próximos anos. No próximo ano, será menor do que 90% de PIB.
• Em comparação com as economias ocidentais, a Islândia tem atualmente um dos maiores crescimento económico. As previsões apontam para continuação de aumento do crescimento ecómico Islandês.
• O saldo total do Governo Central, este ano, é consideravelmente melhor do que em muitos países ocidentais.
Comparativo de crescimento económico entre alguns dos países
Comparativo entre: Grécia, Zona Euro, Dinamarca, Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Irlanda, OCDE, Noruega, EUA, Islândia, Suécia
Greece, Euro area, Denmark, UK, Germany, Finland, Ireland, OECD, Norway, USA, Iceland, Sweden
Fonte: OCDE, Estatísticas Islândia
Source: OECD, Statistics Iceland
Crescimento da dívida bruta em% do PIB em alguns países de comparação poucos *
Euro área Islândia Irlanda Portugal Grécia
* A dívida pública bruta.
Fonte: Eurostat, ECFIN
Saldo de Tesouraria e da Dívida Geral do Governo - Comparativo UE e a Islândia em 2011 *
A dívida bruta,% do PIB
* Os Países dentro da caixa estão relacionados ao equilíbrio do Tesouro e dívida pública atendendo aos critérios do Tratado de Maastricht.
Fonte: Eurostat
8.
Objetivos da Política Fiscal
A dívida pública
• A partir de 2011, o rácio da dívida em relação ao PIB do governo central foi de cerca de 84% e o governo local * 11%.
• Acredita-se que a dívida relação ao PIB para o governo geral deve ser de menos de 60%.
* O ano de 2011. Penson passivos e outras contas a pagar excluídos. (* The year 2011. Penson liabilities and other accounts payable excluded.)
Objetivos da dívida
• O Tesouro deve ser capaz de reduzir a dívida nos próximos anos, através da execução de uma política de diciplina fiscal juntamente com o aumento do crescimento económico.
• É o momento adequado para planear mais objetivos a longo prazo sobre como reduzir a dívida do governo e analisar como e quando pode ser alcançado.
• Mesmo que o superávit do Tesouro anual fosse de 50 mil milhões de ISK e este montante fosse usado para pagar a dívida ainda levaria dez anos para reduzir a dívida em um terço.
A dívida bruta e a posição financeira líquida
Estratégia fiscal de longo prazo
* A dívida pública bruta.
Fonte: Eurostat, ECFIN
• Diminuir os níveis da dívida é uma parte central da estratégia fiscal de longo prazo e, além disso, é importante levar em conta as responsabilidades do Fundo de Previdência dos Funcionários do Estado (LSR).
•Current outlook is that the B-divisions of LSR will be insolvent in 2026 and would then need a yearly contribution of ISK 19 bn.
9.
Conclusão
Conclusão
Quatro anos passados desde o colapso do sistema financeiro, a desvalorização do ISK e da quebra de confiança em relação às instituições públicas.
• Novos indicadores económicos e sociais mostram que a Islândia está acima (livre) das maiores dificuldades.
• O crescimento econômico e social e o optimismo constante e estão aumentando.
• As boas perspectivas fiscais, de crescimento económico estável e aumento de receitas dos recursos naturais abrem a possibilidade de relaxar em alguma medida, os cortes recentes.
•The good fiscal prospects, steady economic growth and increased revenue of natural resources open up the possibility to wind down to some extent, recent cutbacks.
The Fiscal Budget Proposal for 2013 Iceland Fiscal Consolidation Plan 2013-2016 pdf
http://revoltatotalglobal.blogspot.com/2012/10/pesadelo-economico-social-europeu-plano-funcionar-austeridade-solucao.html
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Premio politico islandia
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http://revoltatotalglobal.blogspot.com/2012/03/crise-economica-financeira-islandia.html
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Islandia a Ilha Farol da Democraca Moderna
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