O resultado das políticas de austeridade do governo Passos, Portas, Gaspar, com a cobertura de Cavaco Silva foi que as receitas com impostos caem 4,6% até Outubro. Receitas de IRC são das que mais descem e as previsões macroeconómicas do FMI 2011-2017 apresentam prespectivas muito negras para os anos futuros.
As receitas do Estado com impostos caíram 4,6%, entre Janeiro e Outubro para 26.117 milhões de euros, segundo o boletim de execução orçamental da Direcção-Geral do Orçamento (DGO).
Ainda assim, a receita caiu menos do que no mês anterior. «A receita fiscal líquida acumulada apresenta uma variação homóloga de -4,6%, o que representa uma melhoria face à variação homóloga verificada no mês de Setembro de 2012 (para memória, -4,9%)», garante a DGO.
Os valores apontam ainda para uma quebra de 5,2% na receita dos impostos indirectos sendo que a receita com os impostos directos também baixaram (3,7%) face a Outubro do ano passado.
Começando pelos impostos directos a receita do IRS cresceu 2,7%, até Outubro devido ao efeito do corte do subsídio de férias a funcionários públicos e pensionistas. Mas foi no imposto sobre o rendimento das empresas (IRC), que se notou uma das maiores descidas: a receita, neste caso, caiu 19,9%, para 3,3 mil milhões de euros, reflectindo também os menores lucros das empresas.
Mesmo assim, o imposto onde se sentiu maior mossa foi o Imposto Sobre Veículos (ISV), que baixou 43,6%, por causa do abrandamento das vendas de automóveis.
Já do lado dos impostos indirectos a DGO destaca a quebra de 2% na receita do IVA, em termos homólogos, o que representa uma recuperação de 0,5 pontos percentuais relativamente ao mês anterior.
É óbvio que esta política está levar Portugal para o fundo e a aproximar cada vez mais, Portugal da Grécia.
Conheça o Grupo de Bancos Inter-Alpha
Write About Or Link To This Post On Your Blog - Easy Links :
Link Directly To This Post :
Link To The Homepage :
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários são livres, portanto não expressam necessariamente a opinião do blog.
Usem-no com sapiência, respeito com os demais e fiquem a vontade.
A Administração do Website
Revolta Total Global Democracia Real Já
Democracia Real Ya
Saiba Quem Manda nas Agências de Rating
Saiba Como Funcionam, a Quem Benificiam e Servem os Ratings das Agências de Notação Financeira; Conheça a Moody's
Occupy The Banks
Conheça Dívida Soberana das Nações e o Império do Fundo Monetário Internacional FMI
World Revolution For Real Democracy Now
Conheça os Estatutos do FMI; Direito Especial de Saque Incluido
Take The Square
Occupy Everything
Tomem as Praças
Saiba Porque não Falam na Islândia