ATÉ QUANDO VAMOS PERMITIR?
Isto é o caminho da escravidõ total para ajudar a banca e os BPNs
Manuela Ferreira Leite que no Ministério das Finanças teve como assessor, o maçon JOSÉ Moreno, grão-mestre da Grande Loja Legal de Portugal (GLLP), defende que qtem mais de 70 anos e necessitar de fazer hemodiálise tem de pagar.
Se não tiver dinheiiro? Morre... ACORDEM!
«Quem tem mais de 70 anos e quer fazer hemodiálise tem de pagar»
Manuela Ferreira Leite fala da sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde
A antiga ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite afirmou na noite desta terça-feira que os doentes com mais de 70 anos que precisem de hemodiálise devem pagar os tratamentos.
Questionada sobre o tema pela jornalista da SIC Notícias Ana Lourenço durante o programa «Contra Corrente», Ferreira Leite disse que não é possível continuar com o serviço de saúde universal e gratuito atendendo à situação do país e da Europa.
A pergunta é feita a António Barreto, outro interveniente no debate, mas a resposta vem da parte da líder do PSD: «[Ana Lourenço pergunta] Não acha abominável que se discuta se alguém que tem 70 anos tem direito à hemodiálise ou não? [Resposta de Ferreira Leite] Tem sempre direito se pagar. O que não é possível é manter-se um Sistema Nacional de Saúde como o nosso, que é bom, gratuito para toda a gente. Para se manter isso, o Sistema Nacional de Saúde vai-se degradar em termos de qualidade de uma forma estrondosa. Então, nem para ricos, nem para pobres. E será inevitável que tratamentos desse estilo, evidentemente que existem, e que as pessoas têm direito a eles, desde que paguem. Fora disso não é possível gratuitamente. O país não produz riqueza para isso e se não produz riqueza para isso degrada-se a qualidade».
António Vitorino, que também estava no debate, reagiu de imediato: «A mim choca-me pessoalmente a frase da doutora Manuela Ferreira Leite, que é quem tem mais de 70 anos e quer fazer hemodiálise paga. Não era certamente esta a frase que ela queria exactamente dizer, na medida em que não é possível dizer que as pessoas que precisam de fazer hemodiálise e que tenham dinheiro é que podem passar para além da meta de 70 anos. Não podemos falar de dinheiro, porque estamos a falar de direitos humanos».
Outros dos participantes no debate, o cientista e responsável pelo Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, Manuel Sobrinho Simões, também defendeu que deve haver sensibilidade social na área da saúde, e que as verbas públicas devem ser geridas de forma a poderem ser estabelecidas algumas prioridades.
Posteriormente, em declarações à Antena 1, Carlos Silva, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, reagiu mostrando-se incrédulo com as declarações de Ferreira Leite. “Essa senhora não sabe o que está a dizer. Só se for a família dela que pode fazer isso”, afirmou, lembrando que um doente sem este tratamento morre em poucos dias. E criticou a postura de Ferreira Leite, recordando que a social-democrata foi a mesma pessoa que sugeriu “que se podia suspender a democracia durante seis meses”.
É mais que tempo de acordar e dar lugar á indignação. Eu estou indignadissimo. É sabido que demograficamente o nosso país é maioritariamente constituído por pessoas idosas com rendimentos abaixo da média europeia. A desigualdade é gritante. Os jovens são incentivados a emigrar e a sair daqui para fora para as rapinas fazerem o que entenderem. Não merecemos nada disto. Os nossos pais, avós, filhos e netos não merecem nada disto!
Se estas declarações forem levadas para a frente estamos todos automaticamente a assinar a condenação à morte de pessoas com problemas renais! Seremos coniventes com esta atrocidade! O oposto do desprezo é a solidariedade do indivíduo, o oposto da passividade é uma acção conjunta contra a injustiça. Não podemos ficar parados! temos de REAGIR!
TEMOS QUE AGIR O QUANTO ANTES!
Write About Or Link To This Post On Your Blog - Easy Links :
Link Directly To This Post :
Link To The Homepage :
quem diz que este governo está a governar mente,quem governa são os lobos da Europa os nazis e kadafis, Se o povo tomar consciência da força que tem já teria acabado com estes maçonismo que só têm destruído o pais e levado o povo há miséria? Foi uma organização deste tipo que levaram em 1910 o pais há desgraça, A HISTORIA REPETE-SE, estes incompetentes tio-ricos não têm conhecimento como devem governar o pais, é preciso formar um governo apartidario para acabar com a clientela politica e o taxismo porque os maçónicos não servem o pais mas servem-se muito bem, mas para isso é necessário que o povo se revolte e mostre a sua força para acabar com estas politicas e politicos , banir da politica esta geração que já deu mostras que não serve para governar o pais mas sim para praticar a corrupção e outros tipos de crimes?????
ResponderEliminarA Drª Manuela F. Leite, devia saber que o tempo passa depressa e, quanto menos esperamos acontece-nos também a nós, e não só aos outros.Não acha que exagerou ao dizer o que disse? Por acaso sabe o que é o sofrimento de quem tem de fazer hemodiálise ? Todas as limitações que trazem. Pois é, como enquanto ministra criou o célebre Pagamento Especial por conta , que não tendo uma base de faturação mínima, todos tinham de pagar mesmo que houvesse prejuízo e, sabem o que aconteceu, milhares de pequenas e micro firmas que davam empregos a muita gente , foram-se todas. Ninguém fala nisto. Agora não brinque com a saúde, nem diga que não era isso que queria dizer. Claro que quem tem dinheiro, como certamente o seu caso deve pagar, mas neste país desgraçado onde as Reformas não chegam muitas vezes para o suporte medicamentos, para os que têm patologias crónicas , como podem pagar a hemodiálise. Adeus mundo cada vez pior. que tristeza de comentários. Não permitam que haja corrupção, que nos roubem a todos no dia a dia, isto sim , porque cada dia há mais, agora querer limitar o que já está tão limitado, e ainda por cima os que estão a sofrer . Por amor da santa ....
ResponderEliminar