... Julgo que depois destes malabarismos, os currículos das pessoas com funções políticas activas com o propósito de praticar o bem comum de uma nação, devem ser exigidos e publicados em Diário da Republica para qualquer cidadão poder consultar e certificar-se das habilitações de cada politico. Não deve ser uma opção, mas uma condição contemplada numa lei própria para o efeito, pois como sabemos, nenhum trabalhador é admitido numa função numa empresa, sem referências e/ou curriculo académico/profissional. será verdade que o PS está "calado" neste caso da licenciatura de M. Relvas porque o Irmão Maçon António Seguro dos Bancos (da Universidade Lusófona) foi um dos professores envolvido no processo?...

Verdades e Mentiras! Reflexões de Eduardo Galeano: Democracia, FMI, ONU, Banco Mundial, Organização Mundial do Comércio



Eduardo Galeano
Verdades e Mentiras do Mundo Atual - Eduardo Galeano

Escarafuchando o que está por traz dos grandes discursos que se arvorarm defender a democracia. Este é o Galeano em sua mais alta forma.

Eduardo Galeano, num congresso na Itália em 2004, analisa com grande lucidez algumas questões do mundo atual. Galeano, mostra-nos de uma forma extremamente simples, a hipocrisia da falsa democracia em que vivemos.

Estas observações de Eduardo Galeano, são muito interessantes:

"Eu simplesmente conto as coisas que vejo e que escuto.
Por exemplo, outro dia escutei um cozinheiro que reuniu as aves: as galinhas, os gansos, os pavões, os faisões e os patos. E eu escutei um pouco o que o cozinheiro dizia para elas."
Achei interessante e gostaria de lhes contar o que escutei."

"O cozinheiro perguntava com que molho elas queriam ser comidas.
Uma das aves, uma humilde galinha disse: "Nós não queremos ser comidas de maneira nenhuma."

O cozinheiro esclareceu: "Isso está fora de questão."

Esta ilustração muito interessante, é uma excelente alegori do mundo actual, da forma como está organizado. Esta falsa democracia em que vivemos, dá-nos o direito de escolher a forma como nos vão explorar.

Continua Eduardo Galeano dizendo: "Eu achei esta reunião muito interessante porque é uma metáfora  do mundo.

O mundo está organizadob de uma forma tal que temos o direito de escolher o molho com que seremos comidos."
Dizem que é um mundo democrático, mas pergunto-me até que ponto é democrático um mundo onde a soberania se converteu, a soberania dos paises foi convertida num objecto de museu.
Por exemplo para citar exemplos concretos que me parecem úteis trazer.

O organismo que governa os governos no mundo de hoje, o Fundo Monetário Internacional está dirigido por cinco países e dá as ordens a quase todos os os países do mundo, salvo os países que dão as ordens, claro que podem ser sádicos, mas não são masoquistas.

O Banco mundial é mais democrático, é preciso reconhecer e fazer notar essa diferença.
O Fundo Monetário é dirigido por cinco paises, e o Banco Mundial por oito.
Depois temosw a organização mundial do comércio, em cujos estatutos se estabelece que as decisões serão tomadas por voto democrático.

Nunca se votou na Organização Mundial do Comércio.
Nunca! Nem uma única vez. Utiliza-se o principio Estalinista da aclamação.

As decisões são decididas por aclamação. O organismo anterior que se chamava GATT, votou uma vez.

Não foi uma boa experiência, não se repetiu. Nunca se repetiu.

Podemos falar de um mundo democráticamente organizado quando o mundo depende de três organismos não democráticos que tomam as decisões no lugar da humanidade?
E o Concelho de Segurança das Nações Unidas... actualmente, parece que as guerras são legitimas quando aprovadas pelo Concelho de Segurança da O.N.U. e ilegitimas quando não as aprova. Mas quem promove esta benção?
As Nações Unidas são formadas por uma Assembleia Geral. Aí, estão todos os países, todas as vozes, inclusivé a deste senhor que também quer participar.
Mas é simbólica, a Assembleia Geral é simbólica.
Formula recomendações, não toma decfisões.

As decisões são tomadas pelo Concelho de Segurança. O Concelho de Segurança é onde mandam os cinco países que têm direito de veto, e o direito de veto é o que decide.

Eles velam pela paz mundial. Velam pela paz mundial, mas são também os cinco principais fabricantes e vendedores mundiais de armameto.... Estados Unidos, Inglaterra, França, Russia e Cina.
Os cinco fabricantes mundiais e armas, são os encarregados de manter a nossa paz no mndo.

Assim andamos nós: fazem o negócio da guerra, mas vendem também a paz. Onde? Como? Atravéz sobretudo, meios de comunicação que reproduzem o sistema de poder no mundo e avaliam a democracia de cada país, são gandes meios de comunicação que confundem a liberdade de expressão com a liberdade de pressão e que foram definidos com mestria por algum anónimo: mijam-nos em cima, e os jornais dizem que é chuva. O caso mais claro, mais escandaloso de manipulação da opinião pública mundial é actualmente o caso da Venezuela.
No teatro, no grande teatro do bem e do mal, há uma distribuição de funções entre os anjos e demonios, e Hugo Chavez é um dos principais demónios, é um ditador do ponto de vista das fábricas de opinião pública mundial.
Hugo Chavez é um ditador, é um estranho ditador. Ganhou oito eleições em cinco anos e agora, recentemente, no referendum, foi o primeiro presidente na história da humanidade que colocou o seu cargo à disposição das pessoas e ganhou por 6 -4, 60% contra 40%, numas eleiç que eu assisti como observador e posso garantir, dar testemunho de que  foram eleições transparentes, onde pela primeira vez se conseguiu evitar que os mortos votassem, porque na Venezuela tinham o mau hábito de votar. É um mau hábito... E também se conseguiu evitar que cada pessoa vota-e várias vezes, por causa da doença de Parkinson, muita gente colocava vários votos nas urnas.
A Venezuela é um país estranho onde isto acontece, e ao mesmo tempo se assiste ás denúncias pela falta de liberdade de expressão.


Write About Or Link To This Post On Your Blog - Easy Links :
Link Directly To This Post :

Link To The Homepage :

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres, portanto não expressam necessariamente a opinião do blog.
Usem-no com sapiência, respeito com os demais e fiquem a vontade.
A Administração do Website

Revolta Total Global Democracia Real Já

Democracia Real Ya
Saiba Quem Manda nas Agências de Rating
Saiba Como Funcionam, a Quem Benificiam e Servem os Ratings das Agências de Notação Financeira; Conheça a Moody's

Occupy The Banks

Conheça Dívida Soberana das Nações e o Império do Fundo Monetário Internacional FMI

World Revolution For Real Democracy Now
Conheça os Estatutos do FMI; Direito Especial de Saque Incluido

Take The Square

Occupy Everything

Tomem as Praças
Saiba Porque não Falam na Islândia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...