DEIXEM-SE DE TRETAS....É A UE QUE VAI À VIDA; E SE NÃO HOUVER UMA GUERRA NA EUROPA JÁ NÃO É MAU
Noticia Económico
Dívida
Risco de bancarrota de Portugal, Grécia e Irlanda sobe
Mafalda Aguilar09/05/11 11:30
Investidores continuam a dar sinais de nervosismo perante a possibilidade de reestruturação da dívida grega.
É que o preço dos ‘credit default swaps' (CDS) sobre dívida nacional a cinco anos - uma espécie de seguro contra o incumprimento do País - avança hoje para 646,13 pontos base, mais 13 pontos face a sexta-feira.
Mas pior que Portugal estão a Grécia e a Irlanda. No caso de Atenas, o preço dos CDS dispara 80 pontos até aos 1.416 pontos base. É o pior registo em todo o mundo, segundo o monitor da Bloomberg que acompanha a evolução dos CDS de 59 países. O preço dos CDS irlandeses avança para 671 pontos base, mais 18 pontos do que na sessão anterior.
Também os juros dos títulos de dívida de Portugal, Irlanda e Grécia estão hoje a subir em praticamente todas as maturidades. No prazo a 2 anos o juro sobre OT nacionais cotava nos 11,809%, a 5 anos nos 11,620% e a 10 anos nos 9,618%.
A percepção do risco para com os três países da zona euro intensificou-se perante o crescente receio de uma reestruturação da dívida grega, depois de um jornal alemão ter avançado que a Grécia estaria a ponderar abandonar a zona euro. Uma notícia que motivou uma reunião extraordinária dos ministros das Finanças dos principais países da zona euro, ao final de sexta-feira, para debater o programa de ajustamento helénico.
Fontes da União Europeia citadas pela Bloomberg adiantaram, por sua vez, este fim-de-semana, que o pacote de apoio à Grécia pode ser aumentado.
Além disso, as taxas de juro cobradas à Grécia pelo resgate também podem voltar a baixar. Isso mesmo foi hoje admitido pela Alemanha, pela voz do vice-líder do partido de Angela Merkel. Mas para isso a Grécia tem de avançar com mais reformas, disse Michael Meister, em declarações a uma rádio alemã.
Na calha está também uma renegociação do programa de ajustamento da Irlanda. A Comissão Europeia afirmou hoje que "está claramente a favor de uma redução da taxa de juro" paga pela Irlanda pelo empréstimo de emergência da União Europeia e do FMI, de modo a apoiar a sustentabilidade da dívida e evitar a reestruturação. A decisão deverá ser anunciada nas próximas semanas, acrescentou.
A Irlanda luta há alguns meses por um alívio dos juros, mas a recusa do Governo do país em subir a taxa de IRC, de 12,5%, uma das mais baixas na União Europeia, tem impedido a flexibilização dos termos do resgate.
Fonte: Económico
REVOLTA-TE
VEM Á MANIFESTAÇÃO
É PRECFISO PARAR ESTA MÁFIA BILDERBERG DA MAÇONARIA DOS BANCOS
Write About Or Link To This Post On Your Blog - Easy Links :
Link Directly To This Post :
Link To The Homepage :
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários são livres, portanto não expressam necessariamente a opinião do blog.
Usem-no com sapiência, respeito com os demais e fiquem a vontade.
A Administração do Website
Revolta Total Global Democracia Real Já
Democracia Real Ya
Saiba Quem Manda nas Agências de Rating
Saiba Como Funcionam, a Quem Benificiam e Servem os Ratings das Agências de Notação Financeira; Conheça a Moody's
Occupy The Banks
Conheça Dívida Soberana das Nações e o Império do Fundo Monetário Internacional FMI
World Revolution For Real Democracy Now
Conheça os Estatutos do FMI; Direito Especial de Saque Incluido
Take The Square
Occupy Everything
Tomem as Praças
Saiba Porque não Falam na Islândia